A importância da água

Objetivo : Saber que não existe vida sem água.
Conteúdo : Recursos naturais.
Anos :1º e 2º.
Tempo estimado :Duas aulas.
Flexibilização para deficiência intelectual Amplie o tempo de exploração desse assunto com atividades propostas para casa e junto ao AEE.
Material necessário: Batata, sal, colher e cartolinas.
Desenvolvimento
Flexibilização para deficiência intelectual :Antes da primeira etapa, peça auxílio à escola ou ao AEE para obter um documentário sobre água com descrições compatíveis com a capacidade de compreensão do aluno. Esse material poderá ser ouvido por ele em casa (com a ajuda dos familiares) ou com apoio do AEE.
1ª etapa: Comece perguntando: "Onde encontramos água?". A ideia é que a turma perceba como essa substância é abundante. Informe que, além de rios e mares, existe água também no subsolo (reservatórios subterrâneos) e no ar atmosférico (sob a forma de vapor). Depois, peça que as crianças falem sobre o uso da água no dia a dia. Elas dirão que a usam quando tomam banho, escovam os dentes etc. Aproveite para questioná-las quanto à origem da água que consumimos. É importante que a garotada perceba que ela vem da natureza.
Flexibilização para deficiência intelectual: Peça que o aluno compartilhe as informações do documentário. Organize a discussão de modo que ele perceba qual colega está falando e quando será a sua vez de falar.
2ª etapa: Relembre com os alunos os lugares onde podemos encontrar água na natureza e questione-os sobre a sua importância. Explique que todos os seres vivos necessitam de água para manter suas funções vitais. Para verificar a presença de água em um vegetal, faça um pequeno buraco em uma batata cortada ao meio e coloque uma boa quantidade de sal nessa cavidade. Deixe-a repousando enquanto você promove as discussões seguintes. No local em que o sal foi depositado, vai se formar uma poça de água, pois o sal "puxa" (por osmose) o líquido presente no interior do tubérculo. Pergunte se existe água também no corpo humano e verifique se eles sabem como comprovar que sim. Explique: quando transpiramos ou urinamos, perdemos água e é por isso que sentimos sede.
3ª etapa :Verifique o que os alunos sabem sobre como evitar o desperdício de água. Peça que deem sugestões de uso racional (não deixar a água correr enquanto escovam os dentes, evitar banhos longos etc.). Em duplas, peça que produzam filipetas com dicas de preservação que, mais tarde, componham um mural.
Flexibilização para deficiência intelectual: Na terceira etapa, organize uma dupla que favoreça sua participação (o colega será o escriba) e peça que eles se alternem na elaboração das dicas.
Produto final: Solicite que os alunos produzam cartazes que chamem a atenção de outras turmas para a questão do uso consciente da água. Selecione os locais para fixação na escola de acordo com o fluxo de pessoas e a presença de água (perto de banheiros e bebedouros, por exemplo).
Flexibilização para deficiência intelectual :Para o produto final, peça que o aluno construa um cartaz com objetos fixados (copo e embalagens de bebida ou frutas, por exemplo). Isso pode ser feito com um subgrupo da classe ou junto ao AEE.
Avaliação :Verifique se, nos cartazes produzidos pelas crianças, há conexão entre os assuntos e sugestões adequadas para o uso consciente de água.
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."
( Mahatma Gandhi )
Bibliografia : http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/importancia-agua-623057.shtml
Bibliografia : http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/importancia-agua-623057.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário