sábado, 9 de junho de 2012

Papel Reciclado como se faz ?




Como se faz papel reciclado?







Fazer papel reciclado é bem simples e há processos caseiros e industriais para isso. Os dois, no fundo, são bem parecidos. A diferença, claro, está no maquinário utilizado nas fábricas.


O processo industrial segue mais ou menos os mesmos passos, porém tudo com a ajuda de máquinas para a fabricação de papel. E, nesse caso, não há diferença entre fazer um papel reciclado ou um papel novo. O reciclado costuma ser mais caro para o consumidor final, porque envolve um processo a mais que é a recolha do papel pelas cooperativas de catadores, a separação por diferentes tipos - jornal, papelão, papel branco escrito, revista e outros - e sua venda para as respectivas fábricas.


Esse processo de branqueamento do papel pode ser altamente prejudicial para a natureza, pois envolve residuos quimicos para deixa-lo branco.


O papel reciclado, reconhecível principalmente por ser mais escurinho, também poderia passar pelo branqueamento. Atualmente, no Brasil, o papel reciclado não fica branco, pois é uma forma de diferenciá-lo e fazer com que as pessoas saibam logo que ele é reciclado e a importância desse processo para o meio ambiente. Em outros lugares do mundo já há opções desse papel na cor branca.


Há também no mercado a oferta de papéis brancos com o selo FSC, uma certificação de manejo florestal que atesta que aquele produto é oriundo de árvores replantadas e não da derrubada de florestas nativas. Ele é uma garantia de que não se devastou para fazer papel, mas a opção pelo reciclado, quando possível, ainda é melhor, pois prolonga a vida de um material que poderia ir parar nos aterros. Existem diversos corantes no mercado que não prejudicam a natureza, são os corantes naturais, produzidos a base de plantas, folhas ou sementes, dependendo da quantidade do corante o papel reciclado fica da cor desejada.


Bibliografia: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-se-faz-papel-reciclado-501015.shtml




"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova. "


(Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário